
Se você só critica políticos, por que não se candidata?
“Político não presta.”
“Não conheço um político honesto.”
“Todo político é ladrão.”
Você já deve estar cansado de ouvir essas críticas – são tantas que já se tornaram lugar-comum.
As pesquisas de opinião mostram que a classe política, o Congresso Nacional e o entorno estão na rabeira das listagens. Na pesquisa Datafolha de novembro, alguns dados foram sintomáticos. O desempenho do Congresso foi avaliado como um dos piores desde 1993, com 53% de ruim ou péssimo de avaliação. Outro dado inédito foi que, pela primeira vez, a corrupção foi indicada como o principal problema do país , com 34% – ou seja, um em cada três brasileiros. Em segundo lugar, lá atrás, vem a Saúde (16%).
Há uma imagem generalizada antipolíticos.
Claro que nenhuma generalização é justa. Se você tende a concordar com essas opiniões negativas, existe somente um caminho: você precisa se dispor a entrar no mundo da política e contribuir com seus valores morais elevados.
A oportunidade está chegando. Em 2016, vão acontecer as eleições para prefeito e vereador.
Que tal começar como vereador?
Está certo, você deve estar se perguntando por que é comigo ou que diferença você poderia fazer.
Existe uma fábula muito interessante que aborda esse tema.
Conta que, em meio a um incêndio na floresta, um pequeno beija-flor foi visto fazendo inúmeras viagens entre um lago e o local do fogo.
Paciente, carregava uma gotícula de água e a depositava entre as labaredas.
Um urso vendo a cena chamou o beija-flor e perguntou-lhe:
– Diga, pequeno colibri, você espera conter o incêndio com o seu gesto?
– Não, amigo urso. Mas estou fazendo a minha parte!
É esta a questão. Neste momento de transição, há forte tendência – como mostram cenários do passado – de renovação dos políticos.
Como tenho alertado, existe também um risco de que aventureiros substituam-nos.
Para que essa ameaça seja reduzida, é preciso que indivíduos que costumam torcer o nariz para o atual cenário se disponham a disputar um posto político.
Falamos do cargo de vereador. É um bom início. O vereador está para a política assim como o kart está para a Fórmula 1. Airton Senna, o campeão inesquecível, dizia que devia toda sua habilidade ao volante para o período em que praticou nas pistas de kart no início de sua carreira.
Talvez seja a campanha mais difícil. Muitos candidatos, pouca ajuda, muito trabalho, uma vitória distante.
Esse desafio costuma motivar algumas pessoas.
Comece agora. Não há tempo a perder. Você vai ter que centrar seu esforço tanto nas redes sociais como nos encontros corpo a corpo.
Alguns pontos que você precisa cuidar e que foram publicados no post O Trabalho de Formiguinha (http://marketingpoliticointegrado.com.br/o-trabalho-de-formiguinha/ ).
Candidato. Por que você quer ser candidato? Esta é uma pergunta importante, porque vai representar a motivação de levar adiante suas ações. E que ninguém se iluda: a campanha é um processo muito difícil e cheio de obstáculos. Em caso de dificuldade com relação a este item, o Coaching pode ser uma ajuda valiosa (veja mais em http://marketingpoliticointegrado.com.br/faca-o-coaching-fortalecer-a-sua-campanha/ )
Redes Sociais. Comece a expor suas ideias no Facebook, no Twitter e no YouTube. É a partir desses contatos que na hora da eleição vem você poderá convertê-los em eleitores. Lembre-se de que você ainda não pode dizer que é candidato. Mas tem muito assunto para você comentar sobre sua região, sua área de atuação e sua cidade. Site e Blog são importantes para ajudar nessa comunicação via Internet. Planeje o Marketing de Conteúdo.
Palestras e encontros. Monte sua agenda de encontros e palestras. Fale sobre os temas que lhe são familiares.
Newsletter. Ative sua lista de e-mails. Publique uma newsletter quinzenal.
Marketing Político Integrado. Contrate uma assessoria que conheça as áreas de atuação. Vai ajudar você cuidar das ações de forma estratégica.
O seu trabalho é de formiguinha. Trabalhe para que de passo em passo você sedimente sua conquista de objetivo.
edsonhigo@marketingpoliticointegrado.com.br
http://marketingpoliticointegrado.com.br/