
Na pré-campanha, é preciso ser cigarra e formiga
O que todos já ouviram falar da fábula de Esopo, “A Cigarra e Formiga”?
Nos meses que antecedem ao inverno, a cigarra só cantava enquanto a formiga estocava alimentos incansavelmente.
Veio o inverno e a cigarra ficou sem comida.
Moral da fábula: trabalha e pensa no futuro!
Esta etapa da pré-campanha é sem dúvida a mais importante. Agora é preciso trabalhar muito e aproveitar o tempo precioso.
Serão pelo menos seis meses até o início oficial da campanha em meados de agosto. E naquele período serão apenas 45 dias!
A conclusão óbvia é a de que agora é preciso agir muito como formiga e um pouco como cigarra. O melhor período para a cigarra será no curto prazo de campanha. Então, deve-se cantar bem alto os pontos fortes do candidato que foram reforçados durante a pré-campanha.
O próprio TSE já regulamentou, desde 2010, o uso das Redes Sociais para o período que antecede a campanha eleitoral.
Nada mais justo que se aproveite esse presente da legislação eleitoral.
Mãos à obra então.
No post anterior, foram indicados vários pontos importantes das ações na fase da pré-campanha. Como são relevantes, sugiro que se leiam novamente os textos.
O que mais salta aos olhos é o caminho aberto para as ações que podem ser realizadas a partir de agora.
É preciso ter uma estratégia elaborada para este período de pré-campanha.
O que se pretende construir até o início da campanha?
Qual é a imagem a ser consolidada?
Planeje como será sua agenda semanal. Quais os lugares que vão ser visitados?
Nas Redes Sociais, a atenção deve ser redobrada. O ideal é ter uma fanpage no Facebook. Assim, não haverá limitação em 5 mil seguidores. É preciso criar um canal no YouTube. Cada vez os vídeos assumem a dianteira na preferência dos internautas. Os custos são reduzidos. Um bom smartphone pode gravar vídeos com 4K de qualidade de imagem. Em outras palavras, representa cerca de quatro vez mais a nitidez do Full HD.
Comece a montar sua lista de e-mails. Faça um Blog no seu site. Publique pelo menos dois posts por semana. Junto com o Facebook, você vai criando relacionamento como quem no futuro poderá ser seu eleitor.
Para alimentar sua lista de e-mails, publique uma newsletter digital a cada 15 dias. Assim, você vai construindo o diálogo.
Nada melhor do que promover encontros. Pela estratégia, já foram definidos os segmentos que mais se aproximam de você. Agende reuniões com os grupos de forma separada; assim, você dá uma atenção especial a cada um deles.
Enquanto isso, você vai definindo com ajuda de amigos e especialistas, a sua plataforma para a eleição. Se for candidato a prefeito, será preciso elaborar um programa de governo. Mas se sua intenção for a Câmara Municipal você vai precisar de estabelecer os pontos principais.
Uma boa pesquisa quantitativa vai fornecer um estudo adequado das regiões que interessam para a sua eleição.
Junto com o estudo do mapa eleitoral da última eleição municipal poderá ser montado um quadro de operações para orientar as ações.
Muito trabalho até o início da campanha eleitoral, em agosto, como toda boa formiga precisa.
edsonhigo@marketingpoliticointegrado.com.br
//marketingpoliticointegrado.com.br