
A vez do marketing político integrado
Nestes tempos de recursos escassos e mudanças profundas no cenário político, é preciso ter muito cuidado e paciência para caminhar com alguma segurança nos processos que têm como meta as eleições em 2016.
Isso vale para os que tem pretensão de se candidatar a um cargo de vereador, prefeito e mesmo aqueles que estejam em busca de sua reeleição.
Vai ser um processo bastante inovador, o que vai exigir criatividade e flexibilidade dos pré-candidatos e das equipes que trabalhem para eles.
Você já deve ter ouvido falar que agora é a vez do marketing político digital. Os números de internautas no Brasil reforçam ainda mais essa linha de raciocínio. Em 2013, alcançamos o índice de 100 milhões de cidadãos plugados na Internet. Mais da metade de brasileiros já está conectada.No entanto, é preciso ter cautela para não colocar a carroça na frente dos bois. É evidente que a cada eleição todo esse lado on-line ganha mais força. Mas dentro de certos limites.
O que acontece hoje é que a estratégia eleitoral tem a abrangência do Marketing Político Integrado. Em outras palavras, cada parte tem seu peso, suas características, seu timing para entrar em ação e precisa estar sendo considerada em relação ao planejamento geral, em que existe uma interdependência entre todas elas.
Entendida essa nova configuração do Marketing Político, vamos ver o que pode ser avaliado e trabalhado a partir de agora. Alguns exemplos apenas.
- Comece o quando antes para ganhar tempo.
Aproveite enquanto é possível se comunicar. Dê entrevistas no rádio, tv, jornais e internet. Publique artigos. Use a força das Mídias Sociais (Facebook, Twitter e You Tube).
- É preciso ter uma estratégia definida para saber sobre o que você vai falar. Quais assuntos estão na mente dos moradores da sua cidade? O que é importante? Como você pode tratar alguns temas, se não tem posição ou cargo? Como você, cidadão comum, conquista um lugar para sua voz ser ouvida?
- Tenha cuidado. Nas suas entrevistas, nos seus artigos, posts na Mídia Social, em nenhum momento você deve pedir voto e dizer que será candidato. Fale, opine como qualquer cidadão pode fazer.
- O período de propaganda política gratuita pode ficar mais curto, segundo os debates no Congresso indicam. Isso beneficia quem já tem recall, que é mais conhecido. Por isso, saia em campo agora.
- Para estabelecer uma consistente estratégia de Marketing Político Integrado, será preciso definir o cenário político, com ajuda de boa análise e pesquisas (qualitativa e quantitativa).
- Considere a ajuda de uma consultoria de Marketing Político Integrado. Pode ficar bem mais acessível do que você imagina.
2 Comments
Muito bom, vou usar como texto de cabeceira.
Como funciona a contratação de marketing integrado para campanhas em município do interior de Goiás com cerca de 3 mil eleitores?